sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Depilação Parte IV - Qual o melhor método para depilar?

Qual o melhor método para depilar?

A pratica da depilação é bem abrangente com diversos métodos que podem ser utilizados, até para o tipo de cera para cada área a ser depilada existe uma grande variedade. Hoje irei comentar sobre os processos de depilação  que podem até ser feitos por você mesmo, mostrando as vantagens e desvantagens de cada um aproveitando para esclarecer algumas dúvidas.
Então vamos começar com um método que pode ser feito em casa:

Depilação com Lâmina

A depilação com a lâmina é considerada como um dos métodos mais usados por ser um processo mais rápido, mais prático e indolor. Porém, é considerado pela maioria como o método com menor eficácia na área de depilação.
A lâmina precisa ser usada de maneira correta para deixar a pele lisa e livre de vários inconvenientes como pelos encravados, manchas, pele ressecada e alergias. É bem simples e consiste em cortar o pêlo na base de sua haste, através do contato da lâmina com a pele.
É ideal para casos de uma emergência, mas para quem já faz depilação aconselho a não usar este método. O motivo é porque quando você corta o pêlo, ele é eliminado na base, sua parte mais grossa, e ele continuará a crescer à partir dai. Por isso muitos comentam que a depilação com lâmina engrossa os pêlos, porém, não é que o pêlo que nasce em seguida é mais grosso, na verdade ele continua crescendo do ponto que você cortou. Por isso que quando você retorna à sua depiladora a depilação se torna mais dolorida.
As lâminas devem ser sempre limpas antes e depois do processo, pois pode causar cortes e irritações na pele ou até infeccionar, deve ser usada no máximo por 5 vezes. Outro detalhe: nunca deixe a sua lamina dentro do banheiro por causa da umidade  que estimula a proliferação fungos e bactérias.
Vantagens:
É o método mais rápido, pratico  e indolor, é ideal para o caso de emergência.


Desvantagens:
Não retira os fios pela raiz, fazendo com que os pelos voltem a crescer rapidamente.
Pessoas com alergia a níquel não podem utilizá-la.
Agora vamos esclarecer algumas dúvidas recorrentes:


1. A pele da axila escurece com a depilação com lâmina?
Infelizmente, isso é verdade. A depilação deixa a pele ligeiramente mais escura. A lâmina é mais propícia de ocasionar pruridos ou cortes, deixando a pele marcada ou mais suscetível, mas é normal que uma área depilada várias vezes, como as axilas, escureçam. Utilize sempre cremes hidratantes e desodorantes que contenham em sua fórmula calmantes para a pele e que ajudem a clareá-la.
2. É obrigatório depilar no sentido do crescimento do pelo?
Não exatamente. Você pode se depilar no sentido contrário dos pelos (por exemplo, na perna, comece de baixo para cima) também. Já nas axilas, o ideal é observar de que maneira você se sente mais confortável em tirar os pelos. Como eles não seguem exatamente uma direção certa, a maioria das mulheres depila de cima para baixo. Na virilha, opte pelo sentido de crescimento dos pelos, para evitar que encravem.
3. Utilizar lâmina nova machuca a pele, o ideal é utilizar lâminas antigas.
Isso é mito. O ideal mesmo é utilizar sempre lâminas novas. As lâminas usadas “sem corte” aumentam o risco de pelos encravados e irritações. Além disso, elas te obrigam a passar o aparelho mais de uma vez no mesmo local para a retirada do pelo. A lâmina nova só precisa ser passada uma única vez, agredindo menos sua pele.
4. A depilação com lâmina não dura muito tempo.
Em parte, isso é real. Os pelos não são retirados pela raiz, então seu crescimento aparenta  realmente ser mais rápido. O ideal é utilizar esse método no dia a dia, quando se quer praticidade.
5. Depilar com lâmina favorece pelos encravados?
Antes de depilar a pele, é importante fazer uma esfoliação leve e uma limpeza com água morna. Isso é primordial para que a depilação – seja lá de qual método for – não agrida demais sua pele. É assim também que você evita os indesejáveis pelos encravados.
6. Esse método de depilação faz os pelos crescerem mais grossos?
Definitivamente não. Na verdade temos essa impressão porque a lâmina elimina apenas a parte fina do pelo e quando ele volta a crescer, você tem a sensação de que ele engrossou. O que não acontece com a cera, por exemplo, que tira o pelo até sua raiz.


Outras dicas importantes

  • Não utilize sua lâmina por mais de cinco vezes. O ideal é trocar com frequência por um aparelho novo sempre que possível.
  • Após a depilação lave muito bem a lâmina em água corrente e deixe secar em um ambiente arejado. Nada de guardar no box do banheiro, pois a umidade e vapor constantes podem proporcionar o crescimento de fungos.
  • Sempre SEMPRE SEMPRE hidrate a pele após a depilação. Você pode utilizar um creme pós-depilatório ou qualquer hidratante comum, específico para sua pele. Existem ainda os géis próprios para acalmar a pele recém-depilada.
  • Na hora de escolher um aparelho, procure os que oferecem ponta maleável, que favorecem a proteção contra cortes. São mais seguras para depilar pernas, axilas e virilha.

Espero que tenha esclarecido e se surgir qualquer outra dúvida, não deixem de perguntar! Nos encontramos no próximo post!

Um comentário:

  1. Como havia falado a partir de hoje iremos falar das diversas formas de epilação e depilação, siga o blog que a cada post irei falar de cada método.

    ResponderExcluir