Axilas Escuras
Como me foi sugerido e por ser um assunto de interesse comum para muitas pessoas resolvi tentar esclarecer um pouco sobre Acantose Nigricans ( manchas escuras nas axilas, virilhas, etc.)
Acantose nigricante (acantosis nigricans) o que é ?
A acantose nigricante ou acantosis nigricans é caracterizada pelo escurecimento da pele das dobras do corpo e pregas cutâneas, que se torna espessa e aveludada.
Esta doença atinge tanto as pessoas saudáveis, como também aparece como consequência de outros problemas de saúde. Existem casos em que são hereditários e a ocorrência desta doença é muito comum entre pessoas afrodescendentes.
Outro fato que pode contribuir para o surgimento da acantose nigricante é a obesidade, assim como outros distúrbios endócrinos, e em pessoas diabéticas. Isso ocorre também através do uso de alguns medicamentos, como o hormônio do crescimento e pílulas anticoncepcionais, que podem ser possíveis causas para estas lesões na pele. Fique atento a este fato e diante de qualquer evidência converse com um dermatologista.
Prevenção
Certas acantoses possuem origem congênita, nestes casos não há muito o que se fazer. Basicamente, é importante consultar com frequência um médico especialista para que a saúde de sua pele esteja sempre monitorada. Casos na família também devem servir como um fator preocupante. Existindo parentes com tal disfunção realize exames de rotina e cuide do seu corpo. O ideal é que tenhamos hábitos alimentares saudáveis e não esquecer de praticar exercícios físicos, pois o sedentarismo é algo que deve ser evitado por todos.
Tratamento
Não há atualmente um método de tratamento único para acantose nigricans, encontrando a causa é possível tratá-la com remédios disponíveis no mercado, utilizados com o intuito de prevenir alterações na pele e amenizar as já existentes.
Já nos casos aonde não é encontrada a causa, existem alguns produtos de uso local derivados dos retinóides (grupo de substâncias naturais ou sintéticas da vitamina A) é uma opção para a melhora do aspecto das lesões e devem ser prescritos pelo dermatologista que vai receitar de acordo com cada caso em especifico.
As sessões de laser e de dermoabrasão estão gerando resultados favoráveis em muitas pessoas e são algumas das alternativas mais recorridas. Estes procedimentos ajudam a amenizar os danos e a deixar a superfície acometida menos espessa. As áreas escuras e grossas da pele deixam muitos pacientes com vergonha de sair à rua ou de usar pouca roupa. Um acompanhamento psicológico pode ser considerado para ajudá-los a levar uma vida melhor. Grupos de apoio também são uma boa alternativa.
Diante dos sinais das manchas é imprescindível buscar por ajuda. Somente um profissional (dermatologista) poderá avaliar cada situação e decidir sua gravidade.
Nunca faça auto-medicação! O uso incorreto de fármacos pode piorar um estado ou ainda mascarar doenças mais graves. Portanto, consulte sempre um dermatologista para saber qual é a melhor abordagem. Existem no mercado alguns cremes e pomadas com vitamina A que ajudam a deixar a pele mais brilhante e esconder um pouco as lesões. Pergunte sobre esta opção para o médico. Tire com ele as dúvidas e converse sobre as incertezas, sua saúde depende disto.
Fique ligado que nos próximos posts falarei de oito cuidados para prevenir manchas nas axilas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário