quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Depilação - Parte I

Olá, meu nome é Janir e sou depiladora há mais de 20 anos.
Sou formada em Estética corporal e Facial, Cabeleireira, Manicure, Maquiadora, Massagem Relaxante e Shiatsu sempre me atualizando. Como empreendedora fui sócia  em uma Clinica de Estética e mais tarde em um Salão de Beleza. Devido a algumas adversidades resolvi atender em um espaço aconchegante, somente fazendo o que mais gosto que é a Estética corporal e Facial incluindo a depilação  e massagens.

Com a minha ‘Sala Privê’ funcionando já a dois anos, percebi que os clientes tem algumas dúvidas e senti a necessidade de fazer este blog para poder esclarecer algumas perguntas frequentes. Como são muitas dúvidas, vou postar artigos, comentários, informações sobre esses assuntos que eu trabalho no meu dia a dia, tentando esclarecer para quem nunca depilou e tem vontade e até mesmo para quem já faz depilação.

Inicialmente irei postar os primeiros cuidados a serem feitos antes e depois de fazerem a depilação para obterem bons resultados, seja para garantir um efeito duradouro ou para ter uma boa textura para uma pele sadia.



Nosso primeiro post é sobre depilação...

Depilação


A Remoção de pêlos


É um dos procedimentos estéticos mais utilizados e procurados em clinicas especializadas na área de estética e higiene pessoal. As vezes a remoção de pêlos ultrapassa o anseio estético, podendo auxiliar no tratamento de algumas disfunções relacionadas ao crescimento dos pêlos como a hipertricose e o hirsutismo.
A hipertricose  é uma doença extremamente rara, caracterizada por um crescimento excessivo de pelos. As pessoas acometidas por este distúrbio apresentam a pele toda coberta de pêlos, exceto as palmas das mãos e dos pés.  Também conhecida como síndrome do lobisomem, pouquíssimos casos foram relatados, atingindo apenas uma em um bilhão de pessoas.

O hirsutismo é um aumento de quantidade de pelos na mulher em locais usuais ao homem, como queixo, buço, abdome inferior, ao redor de mamilos, entre os seios, glúteos e parte interna das coxas. Embora seja uma disfunção rara, ela costuma afetar as mulheres durante os anos férteis e após a menopausa, geralmente está associado à irregularidade menstrual, alterações hormonais, infertilidade e acne. Muitos casos não têm causa definida.
O que a maioria das pessoas não sabe é que existem dois métodos de remover os indesejados folículos e lanugens que são epilação ou depilação:


Depilação: É a remoção dos pelos e lanugens bem rente a pele, não atingindo as camadas internas do folículo piloso.

Os pêlos apenas são diluídos como os cremes depilatórios , cortados ou aparados com aparelhos elétricos, com linha ou fio, navalha ou a famosa lâmina de barbear. Essas são as formas indolores e mais rápidas de fazer a remoção dos fios indesejados e a durabilidade é somente de 2 a 3 dias e os pêlos continuam a crescer.

Epilação: É a eliminação por extração dos pêlos por inteiro incluindo as camadas abaixo da pele  até atingir parte do bulbo piloso, proporcionando a remoção total da haste do pêlo, ou seja a raiz, assim oferecendo maior durabilidade. Os métodos mais usados são através de ceras quentes e frias, pinças, aparelhos elétricos que arrancam os pêlos (eletrolise), luz intensa pulsada, laser, existindo ainda outros métodos.

Em nosso país, temos por costume usar o termo depilação para todos os procedimentos de diluir, arrancar, retirar e remover os pêlos.

Fontes: 1, 2.

E aí, gostaram do post? Temos muito o que falar ainda sobre depilação! Gostaria de trocar experiências, comentem suas dúvidas e sugestões! Mandem também a opinião de vocês futuras postagens ;)

Aguardo você no nosso próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário